Sobre nós


 Este blog constitui-se em um espaço de interlocução entre os participantes do Projeto “Educação e Cinema: o governo da infância e a educação estética da criança e do adolescente”, vinculado ao PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/CAPES e a Universidade Estadual de Goiás, Campus de São Luís de Montes Belos, Goiás.
O projeto está em desenvolvimento na Escola Municipal São Vicente, neste município desde agosto de 2012. Objetiva promover uma formação crítica e cidadã para os educandos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, com base na ética e na estética, de modo lúdico e democrático-participativo. 


Porque cinema? 

O cinema é compreendido como um campo de produção, reprodução e ressignificação do sujeito criança e adolescente, a partir da “técnica” dos cortes, recortes e montagens das representações do “real”. Ressaltamos o papel formador da experiência estética na educação do indivíduo. 
Acreditamos que a relevância deste trabalho radica na proposta interdisciplinar e equilibradora, que nos permite buscar em nossas práticas educativas tanto os fatores científicos, como estéticos e éticos – por meio da articulação educação e cinema - os quais contribuem na prevenção dos efeitos de uma formação da criança e do adolescente atravessada por práticas sociais autoritárias e violentas.
De tal maneira que, uma proposta interdisciplinar a partir da estética cinematográfica e da ética presente nos filmes permitirá restaurar a o diálogo entre os saberes comuns dos educandos e os conhecimentos historicamente acumulados, possibilitando reflexões sobre os filmes vistos e os vídeos produzidos pelos alunos da Escola Municipal São Vicente. 
Este espaço se configura como de formação tanto para as crianças e adolescentes participantes do projeto como para a equipe de bolsistas, coordenações e supervisão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário