segunda-feira, 16 de maio de 2016

Filme : Os sinos de Anya (Anya's Bell)



Ficha técnica:
Título Original: Anya's Bell (Os sinos de Anya)
Gênero:Drama
Direção:Tom McLoughlin
Roteiro:David Alexander
Música: Lee Holdridge
Ano:1999
País: Estados Unidos
Duração: 97 min
Tema(s) do filme: Amizade, Dislexia, Deficiência visual

Sinopse:
No tempo em que a dislexia era pouco conhecida, Scott enfrenta sérios problemas. O menino, portador do transtorno de aprendizagem, passa por diversas situações constrangedora, sendo rotulado como “burro” ou incapaz. A professora, que usa uma abordagem pouco educativa, humilha-o perante aos colegas, abrindo espaço para que os mesmos também assim o desconsiderem. A mãe, que é mãe solteira em uma época na qual a sociedade reprovava tal condição, tinha sido expulsa de casa, e, lutava para sobreviver e dar educação para o filho. O menino, por sua vez, tentava esconder suas dificuldades, para não decepcionar a mãe. Aos poucos, ele se convence de ser incapaz de aprender, de fazer amigos, de ser “normal”. A mãe, sem recurso e possibilidade de compreensão do seu problema real, sente-se desencorajada, assustada e perdida diante da forma como a professora considera o problema. É nesse momento doloroso que Scott conhece Anya, uma senhora cega, que restrita ao espaço de seu lar, encontra-se em luto e em luta para não ser colocada em um azilo. Desde a morte de sua mãe, Anya se tornou preocupação para o advogado da família, que não vê outra alternativa a não ser cumprir o desejo de sua mãe, de interná-la em um asilo, Anya lida com sua solidão colecionando sinos . Quando ambos se conhecem, tornam-se incentivadores um do outro, aprendendo, através da troca de afeto, a ampliar o próprio potencial. A relação deles é baseada na confiança, se desenvolvendo no cuidado, carinho e atenção. A relação se torna terapêutica, a medida que ambos estão atentos para as necessidades reais, um do outro, e, de si mesmos.
O filme é um drama doce, tocante e inspirador, que revela o quanto o interesse no ser humano pode fazer com que a diferença seja realmente algo precioso para nós o que há de humano em cada ser. A amizade dá asas aos personagens, que ganham força para fazerem voos mais altos. Não é um filme sobre a cegueira nem sobre a dislexia, embora apresente as dificuldades enfrentadas em ambos os casos. A ignorância e o receio da sociedade em acolher o que é diferente me parece ser o tema central do filme, que encanta e inspira o respeito que todos deveríamos ter com tudo aquilo que não conhecemos. Parece que o tema é bem atual, pois ainda que a dislexia seja um assunto mais facilmente explorado, por exemplo em vários sites, muitas escolas ainda permitem que os alunos sofram bullying, sejam rotulados e até desqualificados por professores e agentes educacionais. A diferença permanece um tema a ser rechaçado por aqueles que são incapazes de perceber a própria singularidade.
            O que podemos notar é que os planos usados neste filme são longos e seqüenciais, pois acompanha bem os personagens e não contem muitos cortes.
O filme tem o poder de despertar emoções em algumas cenas que citaremos a seguir:
 Tristeza: No momento em que Scott é taxado como burro, quando descobrimos que a mãe dele foi expulsa de casa por ter ficado grávida, e o que mais nos tocou foi a morte de anya e ele sai desesperado na bicicleta.
Alegria: Quando Anya consegue atravessar a rua sozinha, quando Scott consegue ler em Braille e ele confirma que não é incapaz de aprender, outra cena que desperta alegria é quando ele encontra os avós.
Medo: Por pensar que podia acontecer algo com Anya fosse atravessar a rua
Raiva: Quando a professora humilhava scott
Surpresa: Quando Anya morre
Compaixão:  Vendo que mesmo com uma diferença grande de idades os dois se ajudavam o tempo todo, o que nos faz refletir sobre fazer o bem para as pessoas que as vezes só precisam ser enxergadas com olhos de compaixão, aprendemos que por mais diferentes que as pessoas sejam elas tem singularidades, assim sendo tem qualidades com as quais podemos tirar proveito para nossas vidas, para assim nos tornar pessoas melhores e mais sensíveis.

As trilhas sonoras fazem com que essas emoções sejam despertadas com mais rapidez, já que nosso cérebro associa alguns tipos de musica com determinadas cenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário