segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A Cor do Paraíso

Título original: The Color of Paradise
Gênero: Drama
Direção: Majid Majidii
Roteiro: Majid Majidi
Elenco: Elham Sharifi, Farahnaz Safari, Hossein Mahjoob, Mohsen Ramezani, Salime Feizi
Produção: Mehdi Karimi
Fotografia: Mohammad Davudi
Trilha Sonora: Keivan Jahanshahi
Duração: 90 min.
Ano: 1999


A Cor do Paraíso
O filme relata a história de Mohammad, um menino cego que estuda em um colégio interno específico para garotos portadores dessa deficiência. Com a chegada das férias os alunos retornam para casa, seu pai, Hashem é o ultimo a chegar.  Depois de uma longa conversa com o professor o pai contra sua vontade resolve levar o garoto para casa, planejando mantê-lo oculto de sua vizinhança, temendo que a presença de um filho cego pudesse atrapalhar seu casamento que estava prestes a acontecer.
O garoto é muito bem acolhido pela sua avó e irmãs. Ele deseja ir a escola com as irmãs, mas seu pai o proíbe. Devido sua tristeza a avó decide leva-lo, lá se mostra mais avançado nos estudos que as demais crianças. Seu pai percebendo que não conseguiria escondê-lo, o leva para morar com um carpinteiro também cego.
 A avó entra em uma profunda tristeza e falece, a família da noiva diz que a morte é um mau presságio por isso rompe o compromisso.

Percebendo o caos que cerca sua família o pai decide buscar seu filho, porém ao voltar para casa o menino se desiquilibra e cai de uma ponte, o pai pensa por alguns segundos se deve ou não salvar o menino, e se atira atrás do garoto sem sucesso, os dois acabam em uma praia. O pai em desespero pega a criança inerte no colo, uma luz paira sobre a mão do garoto que começa a mexer com os dedos, assim o filme termina deixando várias possibilidades de interpretação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário