segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Nenhum a Menos

Nenhum a Menos
Ficha Técnica:
Título: Nenhum a menos
Título original: Not One Less
Ano: 1998
País de origem: China
Direção: Yimou Zhang
Roteiro: Shi Xiangsheng
Fotografia: Hou Yong
Elenco: Minzhi Wei, Zhang Huike, Tian Zhenda, Gao Enman, Sun Zhimei.




“Este filme, protagonizado por atores amadores, com as falas, principalmente as infantis, improvisadas, realça o realismo do enredo, que muitas vezes é a perfeita tradução da própria existência dos intérpretes. O resultado é tão criativo, rico e transbordante de emoção, que a obra conquistou o prêmio de melhor filme do Festival de Veneza de 1999. Aliás, o segundo do diretor, que já havia conquistado o Leão de Ouro por sua criação anterior, A História de Qiu Ju.”( Infoescola)
O filme demonstra as condições da educação na zona rural da China. A história se passa na pequena e distante aldeia de Shuiquan, um local extremamente pobre, árido, quase desértico. A escola primária do local se apresenta precária, com recursos reduzidos, onde Gao, o professor responsável pela escola, se vê obrigado a reservar um giz para cada dia letivo.
Gao, em determinado momento, necessita se ausentar durante um mês, para cuidar de sua mãe que está doente. O prefeito, não consegue encontrar nenhum substituto que aceite trabalhar sob aquelas condições. A única solução foi contratar  uma garota de 13 anos chamada Wei Minzhi. A garota cursou apenas o primário não possuindo habilidades para ensinar aos alunos. Durante o tempo em que permanecera na escola, que era também sua morada temporária, a qual dividira com mais alguns alunos.
Preocupado com a grande evasão escolar, Gao instrui a garota a não deixar que nenhum aluno abandone os estudos, prometendo-lhe 10 yuans extras em pagamento, caso encontre a mesma quantidade de alunos que deixou. Perdida em meio às crianças, Wei faz tudo para manter os alunos na escola.

Zhang Huike, um de seus alunos, filho de família pobre, endividada, órfão de pai, é obrigado a deixar a escola e ir para a cidade trabalhar. Inconformada e acreditando poder encontrar o menino professora inicia o trajeto até chegar a desconhecida cidade. De repente, a garota percebe que está sozinha tendo a fome e a solidão como companheiras. Wei se entrega a esse resgate e mesmo passando por situações difíceis não desiste, conseguindo mais do que esperava.




Nenhum comentário:

Postar um comentário