terça-feira, 2 de setembro de 2014

A Encantadora de Baleias

A Encantadora de Baleias


Título original: Whale Rider
Baseado no Livro de Witi Ihimaera
Gênero: Drama 
Direção: Niki Caro
País de ori gem: Nova Zelândia 
Elenco:
Keisha Castle-Hughes (Paikea Apirana), Rawiri Paratene (Koro Apirana), Vicky Haughton (Nanny Flowers Apirana), Cliff Curtis (Porourangi Apirana), Grant Roa (Tio Rawiri Apirana), Elizabeth Skeen (Rehua Apirana).







A história se passa em uma pequena vila costeira da Nova Zelândia, onde se vive a tribo Maori (povo indígena de origem polinésia), que segundo as tradições é descendente direto de Paikea, "O Encantador de Baleias". Segundo a lenda a canoa desse semi-deus virou em cima de uma baleia e, através dela, cavalgou e liderou seu povo até um local para viver. 
O longa-metragem é narrado por Paikea, uma garota que ao nascer, quebrou a linhagem masculina de mais de mil anos, onde os filhos homens descendentes diretos de Paikea se tornariam chefes do povo Maori. 
Doze anos se passaram e agora Paikea é responsabilizada pelos infortúnios da tribo. É rejeitada por seu avô, mesmo sendo uma líder na escola, escrevendo bem sendo dedicada e inteligente, porém, sua avó lhe ensina os conhecimentos milenares da cultura da tribo. Com o objetivo de encontrar um novo líder para seu povo, Koro começa a ensinar a garotos da aldeia o que é preciso para ser guerreiro.
Esse povo teme perder sua cultura, mas há questões por trás do filme, que são universais, como conflitos familiares, as relações afetivas e sociais a dinâmica da cultura entre diferentes gerações e especialmente, a luta de Paikea para mostrar que é forte o suficiente para enfrentar as regras estabelecidas. Ao final, a tribo recupera sua força e coesão, graças a luta de todos para a preservação de seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário